RPG / Pilates

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico nascido na década de 1980 na França, que se aplica no tratamento de problemas posturais, lesões articulares, patologias reumáticas, sequelas de doenças neurológicas e reabilitação de lesões traumáticas. A RPG baseia-se em três princípios fundamentais: individualidade, causalidade e globalidade. Um dos focos desta modalidade é a revalorização da função estática da musculatura, ao identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.



O Pilates é um método de exercício físico e alongamento, que utiliza o próprio corpo na sua execução, desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920.
Ao mesmo tempo em que se trabalha vários grupos musculares, através de movimentos suaves  e contínuos, há uma ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização de músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve). Neste tipo de treino, mistura-se força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado.



REFERÊNCIAS:
Lawand P et al. Effect of a muscle stretching program using the global postural reeducation method for patients with chronic low back pain: A randomized controlled trial. Joint Bone Spine. 2015;82(4):272-7.
Bhadauria EA et al. Comparative effectiveness of lumbar stabilization, dynamic strengthening, and Pilates on chronic low back pain: randomized clinical trial. J Exerc Rehabil. 2017 Aug 29;13(4):477-485.