Medicamentos



Uma grande variedade de medicamentos para o tratamento de dor está disponível no mercado. A dor pode ser aguda ou crônica, quando o tempo de duração. Leve, moderada ou intensa, quando considerada a intensidade. A seleção do medicamento e da via de administração (oral, intramuscular, endovenosa, transdérmica, subcutânea ou tópica) ideais para cada caso nem sempre é fácil, uma vez que cada droga possui uma série de efeitos adversos, tornado a conciliação da potência analgésica e efeitos colaterais um desafio durante o tratamento da dor, sendo, portanto, necessário avaliar adequadamente cada caso. 





Os medicamentos disponíveis para o controle da dor podem ser analgésicos, anti-inflamatórios hormonais ou não hormonais, relaxantes musculares, antidepressivos, anticonvulsivantes, opioides fracos e fortes por via oral e, até mesmo, por via injetável. Eles podem ser utilizados de forma simples ou associados, conforme a demanda de cada paciente.



REFERÊNCIAS:
Bredow J et al. Conservative treatment of nonspecific, chronic low back pain: Evidence of the efficacy - a systematic literature review. Orthopade. 2016;45(7):573-8.
Xu L et al. Advances in the Treatment of Neuropathic Pain. Adv Exp Med Biol. 2016;904:117-29.