DOR FACETÁRIA

Faceta articular normal em rosa
Faceta articular com artrose em laranja

As facetas articulares são pequenas articulações que conectam as vértebras na parte posterior da coluna. Também são conhecidas como articulações zigoapofisárias. Como qualquer outra articulação do corpo, as articulações facetárias podem originar dor, seja por desgaste articular (artrose facetária), seja por estados inflamatórios. O desgaste das articulações facetárias é um processo normal do envelhecimento, apenas em algumas pessoas ele se torna um problema, provocando sintomas dolorosos, que caracterizam a dor facetária.

Sintomas e sinais

Cervical
A sintomatologia é de dor no pescoço e nas escápulas, podendo irradiar para perto dos ombros. A dor normalmente piora com a extensão do pescoço e durante a palpação local.

Lombar
Dor lombar que pode irradiar até as coxas, que piora à hiperextensão da coluna e melhora à flexão da coluna.

Diagnóstico
Radiografia avalia artrose das articulações.
Ressonância magnética avalia a presença de líquido e grau de artrose facetária.

Tratamento
Ainda não existem tratamentos para curar o desgaste das articulações. As técnicas tem por objetivo aliviar a dor crônica que se origina do desgaste ou inflamação das articulações facetárias. Algumas opções terapêuticas são o bloqueio articular químico, a radioablação e a artrodese (fusão vertebral) nos casos de instabilidade associada.

Referência:
(Filippiadis DK et al. A review of percutaneous techniques for low back pain and neuralgia: current trends in epidural infiltrations, intervertebral disk and facet joint therapies. Br J Radiol. 2016;89(1057):20150357.)