DENERVAÇÃO FACETÁRIA POR RADIOFREQUÊNCIA


Nesta técnica, um eletrodo em forma de agulha é colocado sobre os pequenos nervos que transmitem a dor das articulações facetárias desgastadas. Estes eletrodos são ligados a um aparelho de rádio-freqüência, que fornece uma quantidade controlada de energia, fazendo a coagulação destes nervos. A destruição destes pequenos ramos nervosos leva a uma anestesia das aticulações dolorosas.
É bom frisar que os ramos nervosos destruídos no procedimento são minúsculos, estando envolvidos apenas com a dor das articulações facetárias. Não são os mesmos nervos que levam a sensibilidade e o movimento das pernas ou braços, por isso o procedimento é bastante seguro.
A denervação facetária por rádio-freqüência também é uma técnica percutânea, feita sem necessidade de hospitalização, e sua vantagem sobre a infiltração facetária é uma maior durabilidade dos resultados.


REFERÊNCIAS:
Unterweger MT et al. Lumbar and cervical injection techniques. Eur Spine J. 2017;26(Suppl 3):418-419.
Jacobson RE. Bipolar Radiofrequency Facet Ablation of the Lumbar Facet Capsule: An Adjunct to Conventional Radiofrequency Ablation for Pain Management. Cureus. 2017;9(9):e1635.

Rizotomia Lombar